Planejamento

Streamer: O que é, Como Iniciar e Atrair mais Seguidores

arrow

Descubra o que é e para que serve o streaming, como ele funciona e os tipos de conteúdo disponíveis. Conheça as principais plataformas no Brasil e as tendências de crescimento desse mercado.

Como forma de geração de renda, os streamers tradicionalmente oferecem produtos em seus canais, garantindo aos usuários determinados benefícios, como acesso exclusivo mediante inscrição mensal. Outras alternativas incluem a venda de acessórios e a parceria com empresas por meio de anúncios. 

A diversidade de programações e nichos é uma característica marcante do setor. O streamer pode transmitir um podcast, por exemplo, ou cobrir eventos ao vivo. Com tantas possibilidades, cada usuário tem autonomia para acompanhar o conteúdo que mais lhe convém.

Conheça nossos planos: Woofi – Conectividade sem fronteiras

Entenda o que é um streamer

Um streamer é um profissional que transmite conteúdos ao vivo, como jogos eletrônicos, programações esportivas, análises e reações, entre outras possibilidades. A atuação desse profissional enfatiza a interação com o público, viabilizada pelo uso de plataformas de streaming online. 

O streaming é uma inovação tecnológica que permite a transmissão de dados em tempo real via internet, fornecendo som, vídeo ou outras informações multimídia diretamente ao usuário, sem a necessidade de baixar o arquivo completo.

Tipos de conteúdo de streaming

Os conteúdos ao vivo transmitidos pelos streamers vão além do básico. Entre os mais assistidos e buscados, estão:

Jogos eletrônicos: Transmissões de partidas ao vivo, desde jogos casuais até campeonatos de e-sports;

Programações esportivas: Cobertura de eventos esportivos, análises e comentários;

Análises e reações: Comentários ao vivo sobre diversos assuntos, incluindo vídeos, notícias e outros eventos;

Podcasts ao vivo: Discussões e entrevistas em tempo real;

Cobertura de eventos: Transmissão ao vivo de eventos especiais, conferências e feiras.

Conheça as principais plataformas de streaming

O mercado de streaming tem crescido exponencialmente nos últimos anos, oferecendo conteúdos aos mais variados gostos e interesses. Com a crescente demanda por entretenimento digital, as plataformas de streaming passaram a revolucionar a forma como consumimos conteúdo.

A seguir, te apresentamos as três principais.

Twitch

A Twitch é uma plataforma de streaming focada na transmissão de partidas de videogames, desde campeonatos de e-sports até playthroughs. 

Os usuários transmitem suas próprias gameplays ou, na maioria das vezes, assistem a partidas de gamers profissionais. Cinco streamers brasileiros estiveram entre os mais assistidos no segundo trimestre de 2023 (abril a junho) na Twitch.

YouTube Live

O YouTube Live viabiliza a transmissão de vídeos e áudio ao vivo via internet, em tempo real, para dispositivos conectados. Ele é usado para a transmissão de uma variedade de conteúdos, como eventos ao vivo, shows e conferências, e a interação em tempo real com o público proporcionada por ele é um dos motivos do sucesso da plataforma.

Facebook Gaming

jogador de streamer

Você sabia que o Facebook conta com duas plataformas distintas para transmissões ao vivo? 

A Facebook Live é usada para transmissões ao vivo gerais, onde os usuários podem transmitir vídeos ao vivo de seus dispositivos móveis, computadores ou softwares de streaming. É ideal para conversas, apresentações, perguntas e respostas e outros conteúdos interativos.

A Facebook Gaming, por outro lado, é específica para streaming de jogos (semelhante a Twitch que, antigamente, focava única e exclusivamente em games). É usada por jogadores para transmitir suas partidas ao vivo, interagir com o público e construir uma comunidade em torno dos jogos.

Leia também: Saiba Onde Comprar um Chip Internacional Confiável: Planos, Condições de Pagamento e Ativação

Saiba, afinal, como começar sua carreira no streaming

Tornar-se um streamer é um sonho de muitos – mas um bom desempenho exige que algumas etapas importantes sejam seguidas:

Escolha uma plataforma

A escolha da plataforma ideal é fundamental para o início da carreira de cada streamer – independente do nicho ou público-alvo. A Twitch, por exemplo, é a plataforma mais conhecida, liderando, indiscutivelmente, o streaming de jogos. 

É importante considerar qual plataforma faz mais sentido para o tipo de conteúdo que você deseja transmitir – e ter em mente que essa escolha pode impactar o seu alcance e o engajamento do público. 

Escolha do nicho e conteúdo

Definir um nicho é crucial para o sucesso de um streamer. Essa escolha envolve o tipo de conteúdo a ser trabalhado e, consequentemente, a identificação do público-alvo. 

É impossível agradar a todos, então focar em um nicho específico ajuda a direcionar suas estratégias e criar um produto ou serviço mais eficaz. Um nicho pode ser mais amplo, como materiais esportivos, ou específico, como equipamentos de proteção para jogadores de futebol americano.

Invista em equipamentos básicos

Para ser um streamer de sucesso, além do conhecimento e simpatia, é necessário investir em equipamentos de qualidade para garantir uma transmissão fluida e profissional.

Para uma imagem clara e uma boa comunicação com os espectadores, é importante usar câmeras que suportam resolução HD ou superior e microfones que reduzam ruídos e captem o áudio de forma clara. Esses equipamentos aprimoram a qualidade da transmissão, tornando o conteúdo mais profissional e atraente ao público.

Tenha mais consistência nas transmissões

A consistência é chave para o sucesso. Crie um cronograma regular de transmissões e mantenha a qualidade do seu conteúdo. Prepare-se bem para criar eventos ao vivo memoráveis e interativos e leve em consideração que a interação constante com o público é essencial para manter o engajamento e construir uma comunidade fiel.

Sempre interaja com seu público

Conhecer seu público-alvo é fundamental. 

Adapte sua linguagem e conteúdo para se comunicar de forma eficaz com seu público! Usar gírias e memes modernos se seu público for adolescente, ou uma linguagem mais formal se ele for voltado para pessoas mais velhas, por exemplo, é um excelente começo.

Seja ativo nas redes sociais

streamer o que é

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para construir uma comunidade engajada. Promova seu canal em diferentes redes sociais (como X, Instagram e TikTok) e, acima de tudo, mantenha-se autêntico! Crie um horário consistente de transmissões e interaja com seu público regularmente.

Conclusão

Ser um streamer pode ser extremamente gratificante. Você tem a chance de construir uma comunidade de seguidores leais, compartilhar suas paixões e, potencialmente, transformar seu hobby em uma carreira lucrativa. 

Se você está pensando em mergulhar no universo do streaming, prepare-se para conhecer a fundo essa atividade que vem conquistando a internet e transformando a maneira como consumimos entretenimento. O mundo vibrante e dinâmico dos streamers está esperando por você!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Vai viajar? Simule seu plano de internet

arrow
arrow
calendar

Leia mais

Abrir chat
1
Escanear o código
Olá, bem-vindo(a) a Woofi Mobile!
Como podemos te ajudar?